A inteligibilidade dos websites governamentais brasileiros e o acesso para usuários com baixo nível de escolaridade

Porjuliawildner- Postado em 26 agosto 2015

Barboza, Elza Maria Ferraz
Nunes, Eny Marcelino de Almeida

Resumo:

Resumo:  O trabalho objetiva estabelecer princípios de uma linguagem clara para melhorar a inteligibilidade dos textos dos websites das agências governamentais federais. Considerando-se o alto índice de analfabetismo funcional da população brasileira, realizou-se um teste para obter uma estimativa do nível de inteligibilidade dos textos apresentados nos websites. Como não há medida de inteligibilidade específica para a língua portuguesa, e sendo o idioma espanhol originário da mesma base latina, com várias estruturas formais comuns, como a morfossintaxe e a fonética, foi selecionado o índice de Fernández-Huerta, uma adaptação do Flesh Reading Ease para língua espanhola. Utilizou-se a ferramenta automática Readability formula (Spanish), que inclui a adaptação. Os resultados indicam que os websites não incluem mecanismos que facilitem a compreensão dos textos. Apontaram-se critérios de uma linguagem clara para servir de roteiro para o estilo da escrita, sugerindo ações a serem adotadas pelas agências governamentais para melhoria e adequação dos textos dos websites a usuários com baixa escolaridade.

URI:  http://hdl.handle.net/123456789/273
AnexoTamanho
a_inteligibilidade_dos_websites_governamentais_brasileiros_e_o_acesso_para_usuarios_com_baixo_nivel_de_escolaridade.pdf258.43 KB