Inteligência Artificial


PorAnônimo- Postado em 03 novembro 2009

Na última aula, o doutorando Airton José Ruschel, do EGC, apresentou sua pesquisa em Inteligência Artificial na área da Engenharia do Conhecimento. Ele falou sobre os principais conceitos e aplicações que estão relacionadas ao uso da IA bem como sobre o uso de ontologias, redes neurais e sistemas especialistas.

Vimos que uma das aplicações mais comuns da IA está ligada a recuperação da informação.
Segundo Souza (2005), o sucesso dessa aplicação está vinculado a dois outros conceitos: revocação (que mede a capacidade que um sistema computacional tem de recuperar o máximo de documentos que puder sobre a consulta que lhe foi feita por algum usuário) e precisão (que avalia, dentro os documentos recuperados, quais correspondem realmente ao que o usuário que consultou tinha em mente).
Esse último conceito pressupõe que o sistema ou a máquina em uso tenha alguma inteligência incorporada, visto que ela precisa avaliar quais são as respostas corretas à consulta formulada pelo usuário. Para exercer tal função com precisão, Souza (2005) enfatiza que o sistema necessita "compreender" os textos que processou, o que demanda pesquisas em áreas como processamento de linguagem natural, representação de conhecimento (através do uso da web semântica e de ontologias), raciocínio automatizado e aprendizado de máquina.
Além da recuperação de informação, as aplicações da inteligência artificial podem ser as mais diversas: área militar, automação de operações do cotidiano, jogos, tráfego de informações na rede, etc.
Fontes consultadas: Souza, Kleber Xavier. Aplicação da Inteligência Artificial para recuperar informação. AGRInforma, ano III, n° 14 (março-abril de 2005).