Inovatividade, envolvimento, atitude e experiência na adoção da compra on-line


Porjuliawildner- Postado em 16 novembro 2015

Abrão Caro, José Afonso Mazzon, Barbara Caemmerer, Matthias Wessling

 

Resumo

Este trabalho procura analisar as inter-relações entre a inovatividade, o envolvimento, a atitude dentro do modelo Theory of Planned Behavior (TPB) decomposto desenvolvido na psicologia social, e a experiência com a Internet com o processo de adoção da compra pela internet. Foi elaborado um modelo integrativo que possibilitasse explicar a relação entre esses fatores e a compra pela internet, e foi desenvolvida uma pesquisa de campo considerando uma amostra não probabilística de estudantes. Foi utilizado o método multivariado de modelagem de equações estruturais, aplicado por meio da técnica Partial Least Squares (PLS) para a verificação, explicação e comparação das relações entre os construtos. Os resultados mostram que a intenção da compra pela internet é diretamente influenciada pela atitude e pela inovatividade, e a atitude é influenciada pelo envolvimento. Não foi encontrada relação entre a experiência com a internet e a compra pela internet.

Palavras-chave

Comportamento do consumidor; internet; inovatividade; envolvimento; atitude
 
Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/30789
AnexoTamanho
inovatividade_envolvimento_atitude_e_experiencia_na_adocao_da_compra_on-line.pdf431.83 KB