Inclusão Digital


Pornetobessa- Postado em 02 maio 2013

 

A notícia trata do software Guarux, criado pela Prefeitura de Guarulhos no final do ano de 2009. O programa visa a inclusão digital de deficientes visuais, tetraplégicos e crianças com Transtorno de Desenvolvimento Global (autismo, Síndrome de Asperger, entre outras). A utilização do sistema criado já proporcionou uma economia nos cofres públicos do município de cerca de R$ 1,2 milhão.

Na cidade de Guarulhos, o sistema já é utilizado por cerca de 22 mil usuários da prefeitura. O programa ainda ajuda parcela significativa da população, já que também disponível nos centros de inclusão digital, chamados de Telecidadanias.

O grande diferencial do programa é o de que ele foi criado pelo município em uma plataforma do Linux, o que reduziu os gastos consideravelmente. Ainda, o sistema tem o intuito único de inclusão digital, sendo possível sua utilização nos diversos ramos da sociedade, como escolas e órgãos públicos.

http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/noticias/criado-pela-prefeitura-de-guarulhos-sistema-tem-foco-na-acessibilidade

 

O governo eletrônico é uma necessidade em nosso país. Muito já está sendo feito, entretanto, o caminho a percorrer ainda é grande. Não basta que sejam criados programas de integração e sincronização de informações, o maior desafio é o de capacitar seus usuários, aqueles que irão realmente fazer uso dos programas.

Conforme a notícia ilustrada acima, o foco no momento é o de capacitar e ajudar a população na interação com a rede, a chamada inclusão digital, vez que na sociedade moderna o uso da computação e da rede de internet é cada vez mais imprescindível.

Segundo o texto lido para se responder ao questionário, na Inglaterra o conceito de analfabetismo já foi ampliado, compreendendo não somente aquele que não sabe ler e escrever, mas também aquele que não domina o uso básico do computador e da rede. O Brasil caminha neste sentido, buscando maior especialização de sua população a fim de poder também fazer parte deste mundo tecnológico, onde grande parte das relações, tanto comerciais quanto comunicativas, dá-se através da internet.  

 

Luis Neto