A Impulsividade nas Compras pela Internet

Porjuliawildner- Postado em 08 julho 2015

Luciene Diana Siqueira, Adriana Domingues Marques de Castro, Julio de Carvalho, Milton Carlos Farina

Resumo

Este artigo investiga a influência do gênero, idade, renda e posse de cartão de crédito sobre a impulsividade no processo de compras pela internet. A compra impulsiva é um tipo de compra não planejada, definida como a tendência do consumidor a comprar espontaneamente, sem reflexão, de forma imediata, dominado pela atração emocional e absorvido pela promessa de gratificação imediata. O fenômeno compra por impulso associado ao varejo online ainda é relativamente novo e de extrema relevância. O comércio eletrônico apresenta crescimento de aproximadamente 40% ao ano, tendo atingido 23 milhões de e-consumidores no Brasil, em 2010. Este estudo foi realizado com base num levantamento de campo junto a instituições de ensino superior na região do Grande ABC/SP, cuja amostra foi composta por 336 estudantes de cursos de graduação e pós-graduação. De acordo com a análise dos resultados, a única variável que apresentou influência sobre o comportamento impulsivo nas compras online foi renda pessoal, não se verificando o mesmo para as demais variáveis estudadas. O escore médio de impulsividade para a amostra, que poderia variar entre 11 e 77, foi 24,84 pontos. Isto sugere que o comportamento de compra pela internet dos estudantes analisados é de orientação predominantemente não impulsiva.

AnexoTamanho
document.pdf372.75 KB