Grupo de pesquisa em e-gov participa do Inovaday Florianópolis

Pormariana.mezzaroba- Postado em 30 junho 2013

Aconteceu no último dia 28 de junho de 2013 a terceira edição do inovaDay em Santa Catarina, evento mensal e gratuito que visa apresentar soluções inovadoras para Gestão Pública. As palestras ocorreram no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. O foco do encontro foi apresentar como o Governo Municipal de Florianópolis está inovando em termos de comunicação com o cidadão através das redes sociais e quais as soluções que as empresas possuem para auxiliá-lo nessa tarefa.

Durante a manhã, a programação contou com a transmissão ao vivo do evento em São Paulo, promovido pelo IGovSP. Na parte da tarde o mestre em administração pública e governo pela EAESP (FGV-SP), Leandro Damasio, apresentou projetos municipais inovadores como o Sistema de monitoramento das ordens do prefeito e o Plano de Metas. O primeiro busca maior transparência e interatividade entre gestão pública e cidadão, o segundo quer a pactuação dos compromissos.

Após, foi apresentado por Paulo Faulstich, sócio da Fixedby.us, empresa especializada em desenvolvimento de TI e consultoria o aplicativo Urbotip – serviço que o usuário pode compartilhar questões da sua cidade com o mundo, na tentativa de mostrar às autoridades os locais certos onde agir. Ainda na parte da tarde o analista de sistemas formado pela UFSC e empreendedor na área de TI, Vinícius Pavei, apresentou a Plataforma Online, onde a população vira fiscal das promessas dos candidatos a prefeito e compartilha informações nas redes sociais caso as propostas não sejam realizadas. Logo em seguida houve uma palestra com o hacker Pedro Markun, desenvolvedor do “Jogo da Vida do Processo Legislativo”, que acompanha a tramitação de projetos de lei e membro do Hackday – evento para pensar novas tecnologias livres e informação pública para criar apps, sites ou projetos. Markun luta pelos dados abertos, a transparência e mais autonomia para o cidadão. Para fechar o evento, o vereador de Florianópolis, Pedro Assis, compartilhou sua visão de uma política 2.0, um novo conceito com valores como inovação, transparência e ações de rede.

O inovaDay em Santa Catarina foi uma realização do Cetem – Centro de Estudos Temáticos da Administração Pública em parceira com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, com o apoio institucional da Fundação Escola de Governo e Escola do Legislativo daquele Estado.

AnexoTamanho
folder-inovaday-junho-imagem.jpg472.37 KB