Governo Eletrônico e Segurança Pública


PorAnônimo- Postado em 07 outubro 2009

A partir da apresentação da palestra do Armando Quadros sobre o Sistema de Gestão do Conhecimento que foi desenvolvido por ele e está em fase de implantação no Sistema de Segurança Pública de SC, pode-se obter uma noção das ferramentas que a tecnologia da informação oferece para a coleta, armazenamento e disponibilização de informações úteis para tomada de decisão dos agentes policiais.
No entanto, convém notar que a tarefa de implantar um sistema de gestão do conhecimento é complexa e deve contar não apenas com as ferramentas tecnológicas, mas deve levar em consideração principalmente o aspecto humano. Bhatt (2001) diz que são os atores sociais que desempenham uma melhor conversão de informação em conhecimento. Este autor apresenta um artigo intitulado "Knowledge management in organizations: examining the interaction between technologies, techniques and people" (gestão do conhecimento nas organizações: examinando a interação entre tecnologias, técnicas e pessoas) que menciono aqui alguns pontos interessantes, os quais relaciono com o tema da palestra.
Bhatt (2001) ressalta que devemos atentar para as duas visões dos gerentes no uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para implementar sistemas de gestão do conhecimento eficazes.
A visão tecnicista, que argumenta que as TICs podem procporcionar vantagens principalmente para a coleta de informações espalhadas em repositórios de dados, e a visão humanista que defende que o conhecimento surge a partir do contato social e da interação entre os funcionários, e a tecnologia da informação entraria como suporte a estas interações nas chamadas comunidades de prática, por exemplo.
De um modo geral, as TICs por si só falham na conversão de informação para conhecimento enquanto os atores sociais desempenham melhor conversão de informação em conhecimento mas são lentos na captura e organização de dados.
Neste sentido, os dois aspectos - o humano (ou social) e o tecnológico - devem estar presentes na concepção de sistemas de gestão do conhecimento e considero este o principal desafio a ser superado para a efetivação e implementação de um sistema de gestão do conhecimento para a Segurança Pública em SC.
O desafio é complexo, mas o sucesso dependerá do grau de comprometimento de todos os agentes envolvidos e principalmente de uma mudança cultural na organização.
Assim, a implementação do sistema de GC na Segurança Públicaapresentado pelo Quadros deve ter apoio dos dirigentes além do apoio legislativo, necessário diante do tipo de organização e de se tratar de serviços públicos.