Governo eletrônico


PorTassiane C. Algayer- Postado em 14 junho 2013

Governo eletrônico compreende o uso das tecnologias de informação, em prol dos processos internos do governo, com intuito de aproximar governo e cidadãos. Essa aproximação é feita para superar obstáculos da comunicação entre as duas esferas.

As ferramentas usadas podem ser portais de internet com fóruns, exposição de bancos de dados, portais transparência etc.

A noção de governo eletrônico está atrelada à prestação de serviços públicos por meio eletrônico, utilizando-se recursos de tecnologia da informação.

Entre as vantagens desse acesso à informação, está justamente o fortalecimento das relações governo-cidadão, aumentando a responsabilidade, a transparência e a administração de recursos.

No site http://www.governoeletronico.gov.br/ do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, é possível verificar as políticas, ações e projetos do Programa Brasileiro de Governo Eletrônico, que tem como objetivo as três esferas de governo (federal, estadual, municipal), governos de outras nacionalidades, instituições acadêmicas de pesquisa etc.

Entre as principais ações estão a participação da sociedade e a transparência. O portal conta com módulos de consultas, que permitem a qualquer cidadão que tenha interesse, a possibilidade de opinar, apresentar contribuições para a formulação de políticas, projetos e resoluções relacionadas ao programa.