Governo Eletrônico


PorAnônimo- Postado em 06 abril 2009

Não há dúvida de que a área governamental entra necessariamente na “rede”, utilizando suas ferramentas e transformando-se a partir das novas tecnologias disponíveis.
No Estado de Santa Catarina, mais especificamente no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda, está em curso uma grande transformação. Três ferramentas são responsáveis por essa transformação: o Sistema de Administração Tributária - S@T, importante ferramenta de trabalho que aproxima o governo dos contribuintes e dos cidadãos em geral implementada em 2005, a Nota Fiscal Eletrônica – Nfe, que está sendo utilizada desde 2008 e a Escrituração Fiscal Digital – EFD que passa a ser utilizada a partir deste ano de 2009.
O S@T permite uma maior aproximação entre os contribuintes e o Estado, na medida que dá maior agilidade nas suas relações, pois utiliza a comunicação eletrônica nas relações com os contribuintes, com serviços que vão desde um simples pedido de certidão negativa de débitos (que pode ser obtida instantaneamente por meio do site da SEF - www.sef.sc.gov.br), até o envio das declarações mensais previstas na legislação tributária, dentre outros tantos serviços. A NFe e a EFD dão nova roupagem a documentos fiscais de uso consagrado, Nota Fiscal e livros fiscais, que tradicionalmente utilizam o papel com suporte e começam a ser gerados em arquivos digitais, economizando uma quantidade fantástica de papel e de espaço de armazenamento.
Destaque-se ainda a legislação tributária, que é disponibilizada no site da SEF, facilitando o acesso aos operadores do Direito, Contabilistas e demais profissionais que dela se utilizam.