Governo de São Paulo lança ferramenta para promover a acessibilidade digital infantil


Porthabta- Postado em 26 julho 2016

O estado de São Paulo é conhecido por inovar em ideias voltadas à centralização de serviços em portais online. Uma ferramenta que facilita bastante a vida de quem é excluído digitalmente é o portal Acessa SP, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos online e estimula a formação de redes de monitores e projetistas baseadas na elaboração de projetos paulistas, atendendo a 589 municípios e mais de 86 milhões de pessoas (você pode saber mais aqui)

Seguindo esse norte de projetos, lançaram outra ferramenta que foi além: incluir não só  adultos, mas também crianças de 4 a 10 anos, no programa batizado como Acessinha, com 31 unidades no Estado.

O objetivo é promover a educação digital das crianças enquanto ainda estão de férias, por meios recreativos e interativos. Nesse ambiente abertoao público e gratuito, elas têm acesso à internet, aplicativos, jogos ou sites, com a ajuda de monitores, podendo, ainda, criar um produto que varia entre desenhos, fotos, músicas, filmes, histórias em quadrinhos e bonecos, bem como são oferecidas oficinas off-line para estimular a imaginação infantil.

Algumas ferramentas estão disponíveis no próprio site do programa, mas este ainda se encontra em estágio inicial, servindo mais de vitrine suporte do espaço físico, expondo 4 jogos, 2 aplicativos e 4 vídeos educativos.

A proposta se mostra promissora, mas foge do foco de inclusão digital no portal, direcionando mais para o e-learning de conhecimentos tradicionalmente ensinados no currículo escolas, como a construção de poliedros, por exemplo. Mas, do ponto de vista da inclusão digital, o portal ainda tem muito a melhorar.

 

Fontes:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=246802

http://www.acessasp.sp.gov.br

http://www.acessasp.sp.gov.br/acessinha/index.php