Giovani, Segurança Pública e Tecnologia da Informação


PorAnônimo- Postado em 05 maio 2010

As ferramentas da Tecnologia da Informação (TIC´s) cada vez mais se incorporam como recurso do Estado para fazer frente à violência e à criminalidade. A Base Nacional de Conhecimento, desenvolvida por profissionais que tem atuado na Secretaria Nacional de Segurança Pública, cada vez mais se incorpora às ações de prevenção e de promoção da pacificação social.
Percebam essa realidade:

"BASE NACIONAL DE CONHECIMENTO

CGI/SENASP/MJ

A Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, através da Coordenação-Geral de Inteligência – CGI, vem procurando focar os esforços no aprimoramento da coleta de informações para subsidiar a produção do conhecimento. Isto com auxilio das tecnologias da informação e comunicação e colocando estas tecnologias a serviço da atividade de inteligência policial. Visando se alicerçar no novo paradigma da sociedade do conhecimento, a CGI, através de sua Coordenação de Redes e Sistemas – CORESI está prospectando ferramentas computacionais para incorporá-las no trabalho diário dos profissionais da área de inteligência de segurança pública. Pautando suas ações na utilização da gestão do conhecimento, em conjunto com as técnicas e métodos de engenharia do conhecimento que possibilitarão a integração de informações e interoperabilidade dos sistemas.

Desta forma, a extração do conhecimento dos sistemas de segurança pública vai auxiliar a tomada de decisão das autoridades no tocante ao emprego eficiente dos recursos no combate a criminalidade. Tendo como um dos objetivos, o desenvolvimento de uma mentalidade que adéqüe estudos acadêmicos, pesquisa e desenvolvimento às iniciativas de segurança pública. Deixando, assim, de atuar contra a criminalidade de forma empírica e focando em análises bem fundamentadas, tendo como base estudos científicos, dentro de uma abordagem multidisciplinar.

Expostas estas observações é que se vislumbra a gênese do projeto BNC que proverá informações para ações de segurança pública. O projeto refere-se a criação de uma Base Nacional de Conhecimento – BNC que realizará, através de um motor de inferências, o cruzamento dos dados de várias instituições governamentais e também de órgãos não governamentais para gerar informações com alto nível de valor agregado. O sistema contará com o uso de agentes inteligentes, mineração de dados e textos, base de ontologias e mecanismos de reutilização dos conhecimentos produzidos pelos analistas de segurança. Com a conclusão do sistema as informações na esfera federal, estadual e municipal poderão ser integradas e cruzadas para um melhor emprego do aparato policial nas ações de prevenção e combate à criminalidade.

Esta ferramenta tem incorporado a seu desenvolvimento os conceitos de inteligência artificial, agentes inteligência, engenharia de ontologias, raciocínio baseado em caso, redes neurais, entre outros. O intuito é de apresentar aos profissionais de segurança pública ferramentas que tenham a filosofia de conjugar dados e informações, e desta forma provocar a mudança no comportamento de aquisição de sistemas transacionais estanques. A filosofia da BNC irá respeitar a necessidade de conhecer, entretanto vai dinamizar o principio de oportunidade com a disponibilização de dados para análise dos profissionais que executam a atividade de inteligência de segurança pública."

Fonte: http://cgi.infoseg.gov.br/repart.php?id=15