Filme: A Última Hora


PorRafael Oliveira...- Postado em 07 setembro 2011

       O filme Última Hora defende a tese de que o meio ambiente vai sobreviver a quase todo tipo de dano que a humanidade possa causar com o passar do tempo. De certa forma isso correto. A história mostra que a terra conseguiu sobreviver a vários tipos de extinções, causadas quando a própria vida destrói a vida. No ambiente acadêmico recente surgiu a Hipótese Medeia em oposição a Hipótese Gaia. A Hipótese Gaia, que faz referência à deusa Terra na mitologia grega, consiste na idéia de que os seres vivos colaboram entre si para manter as condições ambientais dentro de parâmetros compatíveis com a manutenção da vida. A Hipótese Medeia, ao contrário, argumenta que a biosfera não se regula automaticamente para manter o equilíbrio e o suporte à vida, e as espécies estão sempre evoluindo para derrotar as outras espécies.  Ela se sustenta a partir dos diversos casos de extinções em massa, que diferente do que se pensa, não são causados  por causas externas ao planeta, sendo o asteróide que destruiu os dinossauros uma exceção. Um exemplo seria a grande extinção do Período Permiano, a cerca de 250 milhões anos atrás, onde morreram 90 % das espécies marinhas e 70 % do total da biosfera. As responsáveis seriam um grupo de bactérias que produziam gás sulfídrico, uma substância altamente tóxica,  resultante de seu metabolismo. A proliferação anormal desses microorganismos, causada pela lava dos vulcões que potencializou o efeito estufa e eliminou o oxigênio livre nos oceanos, envenenou os mares e a atmosfera.

            A humanidade de certa forma pode ser comparada com essas bactérias e com a eventual extinção em massa das espécies. Porém como foi abordado no filme, a capacidade intelectual da humanidade permite que ela perceba os estragos que está causando e tente prevenir e remediar esses estragos.

            Com o uso da ciência e da tecnologia, a humanidade poderá desenvolver a curto prazo novas fontes de energia para se manter, e futuramente humanidade  poderá ter um grande papel na manutenção do equilíbrio planetário.