Fazenda e Governo Eletrônico


PorAnônimo- Postado em 20 outubro 2009

A Secretaria de Estado da Fazendo do Governo de Santa Catarina vem inovando no sentido de buscar colimar suas ações com o postulados que dizem respeito aos princípios norteadores da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, e economia.
O Sistema de Administração Tributária incorpora os postulados das novas formas de governar, o que chamamos de “Governo Eletrônico”, a medida em que se transformou num grande canal de comunicação da Fazenda com o contabilista e com o contribuinte.
A implantação desse modelo moderno de gestão perpassou basicamente pela renovação de valores institucionais, capacitação dos recursos humanos, uso de novas tecnologias da informação e intercâmbio com os envolvidos diretamente no processo.
Com essa nova acepção a Secretaria da Fazenda tem conseguido melhores instrumentos de controle fiscal, aumento da arrecadação, modernização do processos, transparência em suas ações e principalmente uma melhor interlocução com os cidadãos direta ou indiretamente interessados em assuntos de competência do órgão.
Os desafios para a Administração Fazendária no âmbito do Estado de Santa Catarina, com isso, ganha contornos de maior eficiência e efetividade na sociedade do conhecimento, aumentando a gestão participativa e transparente com posturas mais preventivas e proativas visando o interesse público e a satisfação das necessidades dos administrados. As TIC´s tem se transformado numa realidade nas ações fazendárias do Estado, se incorporam cada vez mais à sua rotina visando a sua desburocratização.
Destacam-se entre os serviços que podem ser considerados de governo eletrônico os seguintes: Sistema Público de Escrituração Digital, Passe Fiscal Interestadual, SIGEF, WEB Regularidade, Convênios e Subvenções Sociais, Central de Atendimento ao Contribuinte e Ouvidoria.
Assim, percebe-se que a Secretaria de Estado da Fazendo do Governo do Estado de Santa Catarina vem se empenhando no sentido de promover mudanças que se alinhem com eficientes sistemas de gestão do conhecimento em prol da sociedade e do cidadão!