FATORES DE IMPACTO NA ATITUDE E NA INTENÇÃO DE USO DO MLEARNING: UM TESTE EMPÍRICO
RESUMO
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica em que se propõe um modelo para avaliar a atitude e a intenção de uso do mobile-learning (m-learning) por estudantes do ensino superior de um curso de administração baseado na teoria do flow, no Modelo de Aceitação de Tecnologia e na Teoria do Comportamento Planejado. A partir deste arcabouço teórico elaborou-se uma atividade prática envolvendo o uso de dispositivos com tecnologia móvel digital (celulares) em que se buscou aplicar o m-learning para estimular os estudantes a unir a teoria à prática. Em seguida, foi feita uma survey respondida por 235 universitários, em que se buscou compreender os fatores que influenciam a atitude e a intenção de uso do mlearning para o processo de ensino-aprendizagem. Os dados coletados foram tratados por meio de equações estruturais e os resultados mostraram fortes efeitos positivos dos fatores utilidade, diversão e controle do comportamento percebidos pelos estudantes na atitude e na intenção de uso do m-learning. Por fim, verificou-se que a atividade de uso prático realizada com os alunos mostrou que o uso do celular em uma atividade acadêmica pôde proporcionar a construção e o entendimento deles das relações entre a teoria apresentada e a prática em um ambiente real.
Palavras-chave: m-learning; Teoria do Flow; Aceitação de tecnologia; Ensino em administração
Anexo | Tamanho |
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fatores_de_impacto_na_atitude_e_na_intencao_de_uso_do_mlearnin.pdf | 855.03 KB |
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