Explicação do Conhecer


Pordeboraegc- Postado em 31 março 2011

Este texto está baseado na seção "Explicação do Conhecer" do capítulo 1 do livro "A árvore do conhecimento" de Maturana e Varela.

Este capítulo apresenta quatro condições que devem ser satisfeitas na proposição de uma explicação científica. Os cientistas tentam ser consistentes e explícitos em relação a estas etapas, além de deixar um registro documentado, com o objetivo de criar uma tradição que vá além de uma pessoa ou geração.

Utilizando então a explicação científica para o conhecer, este será o fenômeno a ser explicado, sendo o ponto de partida a efetividade operacional do ser vivo em seu domínio de existência. Para gerar uma explicação validável cientificamente, é necessário entender o conhecimento como ação que permita a um ser vivo continuar a sua existência em um meio ao fazer surgir o seu mundo.

A explicação científica será considerada satisfatória quando o sistema conceitual proposto for capaz de gerar o fenômeno cognitivo como resultado da ação do ser vivo, além de mostrar que este processo pode resultar em seres vivos capazes de produzir descrições e refletir sobre as mesmas.

A proposição explicativa apresentada para o conhecer é mostrada a seguir.

1.      Fenômeno a explicar: ação efetiva do ser vivo em seu ambiente;

2.      Hipótese explicativa: organização autônoma do ser vivo. Deriva filogenética e ontogenética, com conservação da adaptação (acoplamento estrutural);

3.      Dedução de outros fenômenos: coordenação comportamental nas interações recorrentes entre seres vivos e coordenação comportamental recursiva sobre a coordenação comportamental;

4.      Observações adicionais: fenômenos sociais, domínios linguísticos, linguagem e autoconsciência.

Esta proposição explicativa é desenvolvida nos capítulos seguintes do livro, além da sua conexão com fenômenos adicionais como a linguagem e a comunicação.

Este livro é um convite dos autores para observar de outra maneira o fenômeno do conhecer.

Por Débora Cabral Nazário.