Estudo de Site - Governo do Estado do Amazonas


PorAnônimo- Postado em 24 junho 2010

Ao analisar o web site do Governo do Estado do Amazonas (http://www.amazonas.am.gov.br) é subdividido em seis portais: O Amazonas; Governo; Cidadão; Empresa; Servidor; e, Imprensa. Observa-se que seu design possibilita uma fácil localização das informações e serviços disponíveis, através de uma barra lateral, que se modifica, adequando-se instantaneamente ao portal acessado. O layout do site, contudo, mantêm-se inalterado, preservando suas características básicas, independentemente do portal acessado; essa manutenção do layout permite que o item “Fale com o Governo”, bem como as opções de acessibilidade e de busca permaneçam sempre acessíveis. Juntamente com as informações, apresentadas sempre de forma organizada (usualmente em ordem alfabética), pode-se afirmar que a navegação é bastante facilitada.

A página inicial contém um espaço destinado a notícias, atualizado freqüentemente. É, ainda, oferecida a opção “Acompanhe o Governo na web”, a qual disponibiliza acesso ao governo via facebook, twitter, youtube e orkut. Entretanto, quase a totalidade de serviços e informações disponíveis no site, remetem a links externos, conectando-se a páginas de diversos órgãos e autarquias, nas esferas estaduais e federais, bem como nos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Nota-se que os principais serviços oferecidos são compilações de serviços de outros órgãos, mesmo no que tange a transparência, assim sendo, torna-se difícil avaliar essa paradoxal relação, entre grande número de informações e serviços disponíveis, com o fato de que elas “retiram” o acessante da página, pois, percebe-se que há o interesse em solucionar problemas por meio da internet, mas não é possível afirmar que a página aproxima de fato o cidadão do Governo.