Estudantes fazem paródia de site de compras e criam 'Mendigo urbano', que reúne doações para moradores de rua

Porpaloma- Postado em 24 agosto 2011

Você conhece o site www.mendigourbano.com?

O Mendigo Urbano é uma iniciativa social criada por dois estudantes de Novo Hamburgo, no RS, para ajudar e dar oportunidades a moradores de rua. Idealizada a partir do conceito de compras coletivas, o site deseja unir as pessoas por uma causa muito nobre: ajudar o próximo.

De início, a novidade causa muito estranhamento e até desconfiança. Você abre o site e vê fotos e descrições dos mendigos que podem ser "comprados". Depois de o internauta escolher o morador de rua que pretende ajudar, ele compra uma cota do "passe" desse beneficiado. Cada "passe" custa R$ 250. Quando esse valor é atingido, a pessoa em questão ganha um "kit mendigo", que inclui cesta básica, roupas e até corte de cabelo.

Lançamos o site porque, em Novo Hamburgo, a população de rua está crescendo e a cidade não está dando muita bola. A ideia é ajudar e, ao mesmo tempo, chamar atenção para um problema social. Sabemos que vai gerar polêmica, já que o nome remete a um site de compras. Mas é óbvio que, quando escrevemos que alguém pode comprar o passe do morador de rua, não queremos dizer que a pessoa vai ser dona dele - explica João Pedro. - Todos os mendigos cadastrados nos deram autorização. E nenhuma porcentagem das doações vai para nosso bolso. Estamos bancando os custos de operação.

Mais informações em: http://oglobo.globo.com/megazine/mat/2011/08/23/estudantes-fazem-parodia-de-site-de-compras-criam-mendigo-urbano-que-reune-doacoes-para-moradores-de-rua-925184299.asp