Entenda o esgotamento do IPv4 – Domínios na Internet


PorJovelino Falqueto- Postado em 11 junho 2011

 

Entenda o esgotamento do IPv4 – Domínios na Internet

 

(http://www.ipv6.br/IPV6/ArtigoEsgotamentoIPv4)

 

   “Cada computador numa determinada rede possui um número único, que o identifica: o chamado endereço IP – Internet Protocol (Protocolo de Internet).

Embora o espaço de endereçamento do IPv4 - IP versão 4 -  tenha 32 bits, o que representa 4.294.967.296 endereços, a política de alocação inicial não foi favorável a uma utilização racional dos mesmos.

     É demonstrado também seu esgotamento iminente, e apresentado o IPv6 como solução definitiva para o problema (alguns dizem que em 2011 já haverá falta de números IP).

Há quem não leve o assunto a sério, pois se fala nisso desde os primeiros anos da década de 1990, mas o IPv4 ainda não se esgotou (diversas medidas atenuantes foram tomadas pelo IANA). A entidade que controla os números IP é o IANA (Internet Assigned Numbers Authority), que hoje é parte da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

     Um endereço de 128 bits implica num espaço enorme, que supre todas as necessidades atuais e para o futuro imaginável da Internet. O IPv6 é de 2128 =     340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços, o que representa cerca de 79 trilhões de trilhões de vezes o espaço disponível no IPv4. Esse número equivale a cerca de 5,6 x 1028 endereços IP por ser humano”.

 

COMENTÁRIOS

 

                Os serviços da internet são identificáveis pelo seu nome de domínio (ex.: www.ufsc.br) ou pelo número IP do equipamento onde se hospeda o serviço (150.162.2.10no caso da UFSC). Nomes de domínio são mais facilmente memorizáveis que os frios números IP, podendo, como se viu no artigo, serem usados nomes de empresas, nomes de marcas, de família, etc. Assim, como cada máquina da rede só atende quando é chamada pelo seu número IP, muito menos conhecido que o nome do domínio, é preciso um programa que traduza números IP para nomes de domínio e vice-versa. Isto é feito por um software famoso, o DNS: Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios.

                Como se viu no texto acima, a versão atual do sistema de números IP, o Ipv4 estará em breve substituída pela versão mais moderna, o IPv6. Este fato não deverá acarretar mudanças para os usuários de nomes de domínio (podem existir virtualmente infinitos nomes de domínio, que não sofrem a limitação numérica dos endereços IP), sendo importante apenas para as instituições que administram estes serviços.

                Note-se que mesmo a grande possibilidade do sistema Ipv4, que permite individualizar mais de 4 bilhões de máquinas – quase uma para cada ser humano – está tendo que ser estendida. Esta necessidade se tornará ainda mais premente quando mais aparelhos estiverem conectados à Internet, como celulares, geladeiras, câmaras de vídeo, banheiras de hidromassagem, etc.

                O mundo está cada vez mais “unplugged, but connected”, isto é, poderemos estar “desplugados”, fora da tomada de energia, mas haverá mais chance de estarmos conectados. Estaremos mais unidos?