Eleições e o sistema de blockchain
Através da tecnologia blockchain, utilizada na moeda bitcoin, é possível facilitar e prover mais segurança ao processo eleitoral.
Muito embora o uso dessa tecnologia para a segurança de dados em governo eletrônico não seja novidade, essa é a premissa que alguns pesquisadores e entusiastas dos bitcoins estão querendo aplicar em grandes sistemas de votação. Através dessa premissa, é possível fazer com que a votação seja ainda mais descentralizada, uma vez que todas as transações ou variáveis - no caso, os votos! - são anunciados para todos os participantes no sistema e anunciados em blocos. Tecnicamente, o algoritmo do blockchain faz com que todos os computadores envolvidos nesse sistema mantenham um registro das variáveis anteriores, de modo que é possível observar um registro cronológico das variáveis. (COMETTI, 2016, p. 11)
Em outras palavras, o sistema proposto é que as cédulas eleitorais contenham 3 códigos: um representando o endereço blockchain, outro representando a identificação individual daquela cédula ou voto e outro que confirma a identificação do eleitor. Desta forma, quando esses dados são colocados no sistema, há a transferência automática e coreta do voto para os candidatos assinalados. (BITCOINS NEWS)
- Blog de victormenezes
- Se logue para poder enviar comentários
- 5176 leituras
-