Efeitos da Internacionalização sobre o Desempenho de Multinacionais de Economias em Desenvolvimento


PorRoger Lamin- Postado em 25 outubro 2017

Autores: 
Alisson Maxwell Ferreira de Andrad
Simone Vasconcelos Ribeiro Galin

Resumo
 
A relação entre o grau de internacionalização e o desempenho das empresas multinacionais (EMNs) tem sido amplamente estudada na literatura de negócios internacionais. Entretanto, a maior parte dos estudos é realizada com empresas dos países desenvolvidos. De modo a contribuir com o desenvolvimento da teoria de internacionalização-desempenho, este artigo mostra uma análise dessa relação no universo das EMNs de economias em desenvolvimento. O principal objetivo do trabalho é avaliar se a estratégia de expansão internacional dessas EMNs está sendo traduzida em forma de eficiência e eficácia na gestão do negócio da empresa. A amostra do estudo corresponde a 33 das 100 empresas multinacionais (EMNs) mais internacionalizadas de economias em desenvolvimento, sendo que as informações levantadas referem-se a um período de 6 anos (2004-2009). Os dados foram obtidos junto a duas fontes: (a) United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD); e (b) Thomson Reuters Datastream. Após análises de regressão múltipla, método dos mínimos quadrados, bem como análise de dados em painel, verificou-se uma relação linear-negativa entre o grau de internacionalização e o desempenho das EMNs de economias em desenvolvimento, indicando que quanto maior o grau de internacionalização, menor tende a ser o desempenho dessas empresas.
 
Palavras-chave: internacionalização de empresas; grau de internacionalização; desempenho.
  
Abstract
 
The relationship between the degree of internationalization and performance of multinational corporations (MNCs) has been widely studied in international business literature. However, most studies have been performed with companies from developed countries. In order to contribute to the development of the theory of internationalization-performance, this study examines this relationship in the universe of MNCs from developing economies. The main objective of this study is to analyze if these MNCs’ international expansion strategies are being translated in an efficient and effective way in terms of managing company business. Our sample includes 33 of the 100 most highly internationalized multinational companies (MNCs) from developing economies, and the information was collected over a 6 year period (2004-2009). Data were obtained from two sources: (a) the United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD); and (b) Thomson Reuters Datastream. Multiple regression analysis, Ordinary Least Squares (OLS) method, and panel data analysis found a negativelinear relationship between the degree of internationalization and developing economy MNC performance, indicating that the higher the degree of internationalization, the lower MNC performance tends to be.
 
Key words: firm internationalization; degree of internationalization; performance.

AnexoTamanho
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