Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha?


PorRoger Lamin- Postado em 20 agosto 2018

Autores: 
Maria Celi Chaves Vasconcelos

Resumo:

O estudo objetiva analisar como a educação doméstica na atualidade

tem sido tratada por autores que examinam o tema, sinalizando perspectivas de
desescolarização relacionadas ao projeto neoliberal de sociedade, em oposição à
alegada liberdade de escolha das famílias. Em um plano mais específico, é
abordada a discussão norte-americana sobre o assunto, partindo da premissa que,
no Brasil, a opção pelo homeschooling está ligada à forte influência dessa prática
existente nos Estados Unidos da América. Os procedimentos teóricometodológicos são aqueles relativos à pesquisa qualitativa, essencialmente
bibliográfica, que tem como referência os escritos de Paraskeva (2010) e Torres
Santomé (2003). Conclui-se com a exposição de parte das questões suscitadas no
debate relativo ao fato de casa e escola coexistirem na sociedade como espaços
legitimados para ensinar, indicando a tensão entre a tendência de desescolarização
e o declarado direito dos pais de decidir sobre a educação dos filhos.

 

Palavras-chave: educação doméstica, desescolarização, homeschooling, projeto
neoliberal, liberdade de escolha

AnexoTamanho
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