EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA REALIDADE DO CIBERESPAÇO – QUE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E CIENTÍFICOS SE APRESENTAM ?


PorRoger Lamin- Postado em 03 novembro 2017

Autores: 
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Mauricio Rosa
 
RESUMO. A pergunta que orienta este artigo é “O que é este espaço virtual no processo de
Educação Matemática online?” Focalizamos a questão do real e do virtual enquanto aspectos tidos
como constitutivos do ciberespaço. Investigamos estas noções na história da filosofia, buscando
seus significados em Granger, para entendê-los e adequá-los na esfera da Educação Matemática.
Assim, este artigo teórico-filosófico afirma que a virtualidade do ciberespaço está sustentada na tela
informacional, construída pela unificação da ciência (Matemática), da tecnologia e suas aplicações.
Os programas computacionais e as ações efetuadas pelos sujeitos (internautas) atualizam a potencialidade
desses programas numa multiplicidade de características e possibilidades, assim
como as interconexões do fluxo espaço-temporal, também durante o processo de educação
matemática.
 
PALAVRAS CHAVE: Educação Matemática, ciberespaço, realidade virtual.
AnexoTamanho
educacao_matematica_na_realidade_do_ciberespaco_que.pdf1.77 MB