EaD em novo formato


Porruschel- Postado em 22 fevereiro 2009

.
Aqueles educadores que até pouco tempo olhavam com desconfiança ou simplesmente ignoravam o EaD (Ensino a Distância), hoje participam deste processo. Os tradicionais professores de sala de aula, com as facilidades de uso dos sistemas de computador e da própria internet, estão disponibilizando conteúdos para EaD. Mas, como o público está mais qualificado e os recursos técnicos das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) estão mais sedimentados, há a necessidade de aprimorar a interface do professor com o aluno. Hoje, “tudo” está no ambiente da internet para o aluno, através de links que apontam para repositórios de dados, sites e portais que disponibilizam textos e os mais atraentes produtos de multimídia (voz, imagem, simulações 3D). Portanto, o tradicional livro (apostila) impresso de conteúdo que os alunos utilizavam no EaD, está ficando menor, e a tendência é virar conteúdo on-line.
 
A UnisulVirtual está disponibilizando um modelo atualizado de aula que atende a este novo formato. Para não abandonar totalmente o material impresso, o aluno ainda tem um reduzido caderno didático que contempla conteúdo exclusivo, escrito pelo professor. Já no conteúdo on-line, monitorado por uma equipe técnica, o aluno é orientado pelo professor a acessar trechos de materiais produzidos por outros autores e já publicados (artigos, teses, dissertações, sites, livros digitalizados, áudios, vídeos, animações, apresentações em Power Point, etc.).
Para tornar a atividade ainda mais atraente, o professor apresentará uma Web aula abordando conteúdo e motivando os alunos. Neste caso o professor usará os recursos de multimídia e a produção de vídeos com câmeras digitais “não profissionais” estará sendo incentivada para a troca de informações. As demais ferramentas de interação como fóruns, chats e áreas de publicação continuam sendo aprimorados e estão cada vez mais atraentes, sempre acompanhando a evolução midiática.
.
O mais recente curso de Especialização a Distância desenvolvido neste formato é o de Gestão Integrada da Segurança Pública coordenada pelo doutorando em Governo Eletrônico no EGC, Professor Giovani de Paula. Conforme De Paula, o público alvo são os profissionais ligados aos órgãos de governo em segurança pública que buscam aprimorar seus conhecimentos e qualificar o serviço prestado pelo governo ao cidadão.