E-gov: Saúde sem papel 24 X 7 real time


PorAnônimo- Postado em 19 junho 2009

Aírton José Ruschel
.
O Presidente Obama lançou o Pacote de Estímulo Econômico, em 19 de fevereiro, onde os objetivos a serem alcançados necessitam de grandes investimentos em TICs.
.
Um dos programas é o Health Information Technology for Economic and Clinical Health (HITECH) (PDF 300kb) que terá um orçamento de 19 billhões de dólares para o desenvolvimento de tecnologia da informação para a área da saúde. Os hospitais e as organizações de saúde terão incentivos específicos para desenvolver e implantar o registro de saúde eletrônico (EHR) até 2011. Aqueles que não tiverem efetivado o EHR até 2015 sofrerão penalidades. Estimativas mostram que atualmente somente 10% dos hospitais dos EUA usam sistemas de registros médicos eletrônicos (EMR) que são o componente básico do "supersistema" EHR que pretende integrar todo o país.
.
O desafio de acessar dados 24X7X365, dentro de um ambiente de registros sem papel, requer soluções de infraestrutura de missão crítica para disponiblidade ininterrupta, ótimo desempenho, e rápida integração real time de dados entre múltiplos sistemas, plataformas e locais. Dados real time são dados mais "saudáveis" pois tendem a diminuir a latência dos dados. Por exemplo, os produtos de ETL (extract, transform, and load) que são frequentemente usados nos processos de Business Intelligence (BI) e datawarehouse são processados em lotes, introduzindo latência no processo, enquanto dão performance aos sistemas transacionais. Novas tecnologias de integração de dados em real time e com baixo impacto proverão melhores capacidades para alcançar os requisistos de TI da saúde.
O uso do BI será intenso para atingir e monitorar a realização dos objetivos do Pacote de Estímulo Econômico, como já foi relatado na postagem sobre transparência.
.
O "Big Brother" da saúde precisará acompanhar e monitorar os pacientes na sua movimentação dentro da rede de hospitais, relatando a duração das estadias, diagnósticos e encaminhamentos médicos, pedidos nas farmácias e ficha financeira.
.
Fonte: Compilado de notícias de Data Base Trends e Applications