e-Gov no mundo: Novas perspectivas globais


PorSimone O Pereira- Postado em 18 maio 2012

Localização

ESA
Brasil

 

A evolução da internet nos últimos anos vem gerando mudanças na nossa sociedade, que nos permite afirmar estarmos não só diante de uma revolução silenciosa, mas talvez numa das mais importantes na história da humanidade.

Com o crescimento do acesso à internet, ou seja, a popularização desta extrapolando as barreiras geográficas e permitindo o acesso às informações direto na fonte, nos deparamos com a possibilidade que nasce para o cidadão de possuir  um poder maior sobre a sua participação na história.

Neste contexto, nos deparamos com governos totalitários, que tentam barrar o acesso às informações, e outros governos que sentem a necessidade de incluir-se no mundo cibernético, utilizando-se desta ferramenta como forma de aperfeiçoamento da administração e cidadania.

O Governo eletrônico sofre reflexos desta nova faceta social. Os Governos começam a buscar o aprimoramento desta ferramenta que pode resultar em maior eficácia na prestação do serviço público, diminuição de gastos operacionais, maior transparência, e maior credibilidade.

A evolução do Governo Eletrônico, além de facilitar a prestação de serviços ao cidadão, contribuir para a economia dos gastos públicos e controle destes, apresenta-se como um importante instrumento para o avanço social e da cidadania, uma vez que o cidadão poderá ter acesso às informações e assim decidir sobre seus representantes e o rumo de seu país, bem como terá, através do Processo Eletrônico maior transparência e agilidade na resolução de conflitos e assim segurança jurídica que garantam a aplicação da Lei para todos, gerando estabilidade social.

Em alguns países a ideia de Processo Eletrônico e sua implementação é recente. No Brasil, medidas para a sua efetivação já  iniciaram-se há tempos e este tem sido o grande objetivo do governo que vem investindo no processo digital, pois com o exercício da cidadania, muitos cidadãos tem se dirigido ao judiciário na busca de uma solução aos seus conflitos, o que tem gerado uma demanda enorme  que para ser minimizada depende de meios eficazes. 

 

Análise Crítica:

Alguns países avançam no aprimoramento do Governo Eletrônico, no entanto, o caminho ainda é longo, pois nos deparamos com diversos regimes políticos totalitários que não possuem interesse em disponibilizar para a sua população  o acesso à internet e aos dados do governo. Um governo que avança na liberação de informações com transparência, e na prestação de serviços de forma que estas sejam acessíveis a todos os cidadãos, caminha para o amadurecimento da democracia e possibilita o exercício pleno da cidadania.

 No Brasil há um grande movimento crescente por parte do Governo, visando ao aprimoramento do Governo Eletrônico e principalmente na implementação do Processo Eletrônico, no entanto, estamos  diante de uma fase transitória onde ainda são necessárias medidas para a unificação do Processo Eletrônico em nossos Tribunais, bem como há a necessidade de aperfeiçoamento do conhecimento das partes envolvidas.  

Não restam dúvidas que estamos no caminho certo e irretroativo, bem como que em alguns Países ainda há muito que conquistar, sendo que nestes últimos, cedo ou tarde seus governantes não conseguiram manter as barreiras às informações diante do poder da internet.