e-Democracia & Inclusão


PorAnônimo- Postado em 23 novembro 2009

O assunto Democracia (e e-Democracia) realmente é muito complexo, mas a apresentação do Prof. Orides trouxe-nos a percepção da atual abordagens e implementações reduzidas, com o próprio governo eletrônico reduzido ao uso da web para publicações de informações.

Marcou-nos a frase do professor: "o governante que somente informa não possui legitimidade", isto é, a necessidade do cidadão ser respeitado na origem, na sua vontade, como requisito da democracia.

A impressionante evolução da tecnologia da informação e comunicação, teoricamente facilitaria a concretude da e-democracia, porém diferentes fatores atuam como obstáculos.

Talvez o maior obstáculo seja a capacidade do cidadão interpretar e entender a informação disponível. O indicador de alfabetismo funcional (Inaf) do Instituto Paulo Montenegro aponta que somente 26% da população brasileira era alfabetizada plenamente em 2005. Na definição desse indicador, somente o alfabetizado pleno tem a capacidade de ler textos longos, orientar-se por subtítulos, localizar mais de uma informação, relacionar partes de um texto, comparar dois textos e realizar inferências e sínteses. Os demais têm a capacidade de localizar informações em textos curtos ou muitos curtos e 7% da população foi considerada analfabeta*. Portanto o simples acesso ao computador está longe de ser inclusão.

E como poderemos aproximar a tecnologia das pessoas? Essa foi a provocação lançada pelo prof. Orides. Certamente a academia tem um papel fundamental nesse processo. Uma importante iniciativa nesse sentido é projeto de pesquisa que está em desenvolvimento no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP)** - o projeto PorSimples (Simplificação Textual do Português para inclusão e Acessibilidade Digital) tem como proposta o desenvolvimento de tecnologia para facilitar o acesso à informação dos analfabetos funcionais por dois meios: a) um sistema de autoria para auxiliar a produção de textos simplificados destinados aos analfabetos funcionais e; b) um sistema facilitador para ajudar os analfabetos funcionais a lerem conteúdo da web, simplificando o texto e salientado as relações entre as idéias do texto.

Certamente a dificuldade de interpretação está também presente na parcela da população considerada plenamente alfabetizada. No processo de comunicação os ruídos (de todos os tipos) são constantes e afetam a capacidade de interpretação do receptor e de expressão do emissor.

Portanto, para uma democracia legítima é fundamental o constante investimento na educação de qualidade.

(*) http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.02.00.00.00&ver=por

(**) http://caravelas.icmc.usp.br/wiki/index.php/Principal