e-Cidadania pelas Redes Socias


PorAnônimo- Postado em 23 julho 2009

Aírton José Ruschel

Uma das grandes preocupações que envolvem o governo eletrônico é sobre aqueles que ficam à margem do processo. Ter um computador com acesso à internet é primordial, mas isto não garante o domínio das oportunidades e do conhecimento que "rola" na rede.
Estima-se que existem, atualmente, mais de 170 sistemas de Redes Sociais Online (RSO) disponíveis na internet e que o número de acessos vem crescendo a uma taxa de 25% ao ano. De acordo com os pesquisadores, sistemas de RSO favorecem a comunicação entre pessoas em contextos variados e podem ser considerados aliados importantes em processos de inclusão digital.
Conforme reportagem de Jussara Mangini da Agência FAPESP o e-Cidadania é uma nova proposta de rede social on-line que está em desenvolvimento no âmbito do Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (22/7), no 29º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), por Vagner Figuerêdo de Santana, um dos integrantes do grupo coordenado pela professora Maria Cecília Calani Baranauskas, do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas.
Algumas diretrizes da rede social inclusiva estão em http://www.vilanarede.org.br/
Sistema de medição de tráfego na rede http://alexa.com/
Veja a reportagem na íntegra no site da FAPESP