Dois em cada 10 jovens já viram crimes na Internet


PorAnônimo- Postado em 27 maio 2010

A cada hora, seis crimes virtuais são registrados no Brasil. Só nos quatro primeiros meses do ano, a Central Nacional de Crimes Cibernéticos recebeu 19.397 denúncias de violações dos Direitos Humanos na Internet. As práticas criminosas na rede crescem na mesma proporção em que jovens se expõem sem qualquer proteção. Pesquisa inédita da ONG SaferNet, com adolescentes fluminenses, sobre hábitos de navegação e segurança na Internet mostra que quase metade admite que coleciona mais de 30 amigos virtuais e que os pais não impõem limites. Um terço navega mais de três horas na web e a maioria (70%) se distrai em sites de relacionamentos.
Entre 10 internautas, dois já presenciaram crimes na rede, como pornografia infantil. Três dos entrevistados tiveram namoros virtuais e têm amigos que foram vítimas de ciberbullying, agressão emocional que se infiltra em correios eletrônicos, blogs, Orkut, MSN e sites semelhantes. Preocupados com os riscos na Internet, os ministérios públicos Federal e Estadual do Rio, em parceria com a SaferNet, vão lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta terça-feira, com oficina para 100 educadores das redes pública e particular do Rio de Janeiro. Os professores vão aprender como orientar seus alunos a se prevenir contra os crimes na rede mundial.

Disponível em: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/5/dois_em_cada_10_jovens_j...

Comentário:
Analisando as diversas matérias que encontrei sobre o assunto, percebi que os crimes de informática são muito mais comuns do que eu imaginava. Estão tão presentes em nosso cotidiano que à vezes não nos damos conta do perigo que nos cerca e ficamos numa situação de vulnerabilidade. Grande números de vítimas é composto por crianças, que sem a supervisão dos pais entram cada vez mais no mundo cibernético, facilitando a ação de criminosos e mal intecionados, que se aproveitam da ingenuidade dos jovens para cometer abusos e crimes.
Para tentar diminuir a ação dos criminosos, esta matéria traz algumas dicas e atitudes que devem ser tomadas para garantira a segurança, como por exemplo: não abrir e-mails de desconhecidos, nem adicionar desconhecidos e em casos de conteúdos suspeitos fazer denúncia no site www.denuncie.org.br.