A Difusão do Teletrabalho no Mercado Mundial


PorAnônimo- Postado em 27 abril 2009

A telecomutação, ou trabalho a distância, vem ganhando espaço em um ritmo cada vez superior no mercado mundial, de acordo com a Gartner Research. Norte Americanos alcançarão, em 2009, a marca de 17% da sua mão de obra utilizando-se do trabalho remoto, parcial ou integralmente. Países Europeus e outras potências mundiais, como o Japão, vêm logo em seguida na difusão do teletrabalho, com taxas de crescimento igualmente altas, demonstrando que a telecomutação não é apenas uma possibilidade ou opção de trabalho, mas uma tendência.
Fatores conjunturais, como a atual crise econômica, favorecem também o trabalho à distância, e as TICs, que do mesmo modo evoluem aceleradamente, possibilitam ao teletrabalho maior eficiência e coordenação entre funcionário e corporação. Trabalhando à distância, hoje estamos aptos a realizar nossas funções com igual funcionalidade com que faríamos em instalações da empresa, como também dispomos de ferramentas e da praticidade que em ambiente fixo não nos seriam possíveis, e tudo isso a um custo inferior, o que é conveniente às corporações.
Posto que ainda haja grandes impasses e dúvidas com relação à questão da segurança, como outros empecilhos variados, a aceitação do teletrabalho pelo mercado e o desenvolvimento tecnológico promoverão a superação dessas questões e reafirmarão a premissa de que a força do trabalho virtual veio para ficar.

Leia mais em:
http://www.microsoft.com/portugal/mediasempresas/businessvalue/virtual-w...
http://www.microsoft.com/portugal/mediasempresas/businessvalue/virtual-m...