Dia da Internet Segura Prega Navegação Ética e Consciente


PorAnônimo- Postado em 15 junho 2009

Celebrado no dia dez de fevereiro, o Dia da Internet Segura reuniu em 2009 a participação de sessenta e cinco países, entre os quais o Brasil, numa mobilização em prol de um espaço virtual mais apropriado aos seus usuários, principalmente às crianças. O evendo é originário da Europa, idealizado pelo programa Safer Internet Plus. No Brasil, a instituição encarregada de sua organização é a Safernet Brasil, juntamente com o Ministério Público Federal.
Consoante a Safernet, 50% das crianças que se utilizam da rede já tiveram contato com material inapropriado. 72% delas fazem uso da internet para compartilhamento de fotos, enquanto que a pedofilia virtual tem crescido em índices alarmantes, principalmente após a popularização dos sites de relacionamento, tais quais Orkut e Facebook. Todavia, 84% dos usuários menores de 18 anos fazem uso irrestrito da internet, pouco sabem os pais sobre a utilização de seus filhos da internet. Conforme um estudo Norte-Americano, uma em cada cinco garotas americanas já enviaram fotos ou vídeos de nudez própria a amigos pela web. Tal prática evidencia o fato de que a segurança virtual depende prioritariamente da atitude do usuário, e muitos jovens desconhecem as consequências da má-utilização da rede.
Em combate ao cyberbullying e à pedofilia, e pelo anseio por uma reeducação do jovem para o uso do espaço virtual, o Dia da Internet Segura propõe a conscientização por via de gincanas em escolas, seminários, chats com especialistas, como também campanhas em mídias diversas, incluindo a própria rede.

Mais em:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/02/09/falta-de-conscientizacao-do-internauta-eleva-ameacas-a-privacidade-na-rede/

http://www.safernet.org.br/site/sid/o-que-e