Descuidos com privacidade e segurança na onda das redes sociais e dispositivos móveis


Porrayanesantos- Postado em 13 outubro 2011

A proliferação e uso de dispositivos móveis está crescendo exponencialmente, e muitos ainda não se atentam à importância de manter suas informações pessoais e perfis de mídias sociais seguros e protegidos.

 

De acordo com uma pesquisa recente conduzida pela ProtectMyID, muitos usuários de PCs, laptops, tablets ou smartphones não estão tomando nem simples passos para proteger suas informações. 54% dos entrevistados não usavam uma senha em seu telefone ou tablet. Os dados também revelam que as pessoas estão usando smartphones ou tablets para acessar informações privadas e pessoais, através de canais online como email e contas de Facebook. Cerca de 50% estavam acessando sites como Amazon, eBay e sites de banco.

 

Para mais detalhes da pesquisa, visite o link abaixo.

 

 
Disponibilizado em: http://www.seginfo.com.br/descuidos-com-privacidade-e-seguranca-na-onda-das-redes-sociais-e-dispositivos-moveis/
Data: 11/10/2011
 
Análise:
 
Constantemente está aumentando significativamente o número de internautas no mundo, porém a consciência da importância da proteção de suas informações não está aumentando junto com tais usuários.
Como tudo no mundo: as ferramentas criadas são utilizadas por pessoas que podem possuir fins bons ou maus (cometer crimes).
Há inúmeros relatos de pessoas que sofreram abusos pela não segurança da informação, como por exemplo: compra de objetos pela internet e o não recebimento, sito é houve o pagamento pelo produto e o roubo do dinheiro por parte de empresas fantasmas, uma vez que é fácil a criação de um web-site e como não há uma segurança forte, ocorre constantemente a criação de empresas-fantasmas que cometem tais crimes.
Além disso há também relatos por usuários de sites de relacionamento como Facebook, orkut, etc que tiveram seus perfis hackeados e alterados suas informações, muitas vezes difamando o real usuário, o que implica em grande constrangimento social e pessoal.
Também se tornou perigoso os crimes contra os sites dos bancos, no qual disponibiliza o acesso online.
 
O uso de dispositivos móveis para o acesso a tais informações aumenta ainda mais o risco dos eventuais crimes, pois torna ainda mais fácil o acesso a senhas e informações pessoais. Por isso o mínimo necessário é a utilização de senhas difíceis (preferencialmente utilizar senhas que mesclem letras(maiúsculas e minúsculas), números, símbolos, além de não conter nada pessoal, como por exemplo: utilização de nomes de parentes, datas de aniversário, telefones etc.) para o acesso aos dispositivos móveis, bem como as informações pessoais.
 
Fora isso é necesário em um âmbito global um aumento da segurança da informação. A Microsoft, por exemplo, está oferecendo $ 250,000 em dinheiro e prêmios para os pesquisadores que inovarem em tecnologia da segurança. A competição BlueHat Prize tem o potencial de fornecer segurança avançada pra o sistema operacional Windows, assim como para aplicações que rodam nele, o que pesa positivamente para fornecedores independentes de software.
O que é um grande incentivo às pesquisas nessa área.
 
Enfim, trata-se de um processo complexo, mas indispensável, por isso é importante que haja tais pesquisas e inovações. Pois afinal, hoje em dia, segurança é tudo.