Descrição de projeto para e-GOV: e-Gov:CC/UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Disciplina: Governo Eletrônico
Professores: Aires José Rover e Eduardo Moreira da Costa
Acadêmico: Lúcio Eduardo Darelli[1]
Descrição e Proposta de Serviço de Governo Eletrônico
- Acompanhamento de processos do Conselho Curador da UFSC -
1. O problema:
A Universidade Federal de Santa Catarina–UFSC, como qualquer outra universidade federal, pública e gratuita, é regida por lei federal e deve atender aos princípios constitucionais referente a administração pública: Economicidade, transparência dos atos públicos, prestação de contas, etc...
O Conselho de Curadores é formado por mebros representantes: da comunidade acadêmica, Conselho Universitário, técnicos administrativos, discentes, docentes, e, da comunidade em geral ou da sociedade organiizada.
Decidem, ou aprovam projetos, convênios e contratos que implequem aporte de recursos ou compartilhamento de recursos, comprometimento de orçamento e/ou entrada de recursos na forma de bens (materiais e imateriais) ou serviços.
Via de regra existe a aparticipação ativa de servidores e professores da IES.
2. Autor – serviço de e-Gov:
Conselho de Curadores da UFSC. (modelo)
Demais Conselhos de Curadores das Federais e IFES
3. Descrição do serviço proposto.
- Viabilizar apresentação da tramitação de processos analisados pelo CC;
- Marcação/aviso de reuniões ordinárias e extraordinárias;
- confirmação dos Conselheiros por e-mail ou SMS;
- Aviso de cancelamento ou atrasos (e-mail ou SMS);
- Integração de todos os demais órgãos por onde irá tramitar o processo (- Conselheiro relator - propriedade intelectual - tombamento - logistica -procuradoria federal - outras diligências)
- integração de sistemas e encaminhamentos, com capacidade de alimentar on-line questionamentos investigados pelo relator do processo.
- Resultado final do processo: declaração pública do relatório - sumarizado.
- Enquando o processo estiver com o relator, o mesmo deverá apor no sistema, on-line, os movimentos do moesmo, estabelecendo prazo de retorno dos mesmos;
- Cada conselheiro deverá comprovar sua participação nas seções através de confirmação biométrica, impressão digital eletrônica, como autenticação de presença.
- justificativas de ausência devem ser anotadas no sistema, e lidas em reunião para conhecimento público.
4. Situação atual – Informações do CC:
- Atualmente o CC/UFSC apresenta um site em: http://www.conselhos.ufsc.br.
- A página é estática, apresenta os atos de convocação desde 2008, as atas desde 2009; calendário de reuniões ordinárias; nominata de membros com telefones e e-mails; resoluções e regimento interno.
- Não há como acompanhar os atos dos conselheiros, nem como constatar se as reuniões de fato ocorreram e com que participantes.
- Embora estejam redigidos nas atas os atos de aprovação dos projetos e processos encaminhados para apreciação, não é possível ver nenhum dos processos, e conhecer seu teor, valores, tramitação, etc...
- 5. Grau de dificuldade de implantação:
- A necessária vontade política em promover a transparência na administração pública.
- dificuldade: baixa
- Reorganização do fluxo de processos.
– dificuldade: médio / alta
- Integração entre os vários setores dependentes das decisões do CC.
– dificuldade: médio
- Integração sistêmica entre órgãos de controle interno e externo.
– dificuldade: alta
[1] Lucio Eduardo Darelli: é Aluno do programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC/área: Mídia e Conhecimento.
Anexo | Tamanho |
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egov-cc-ufsc.pdf | 21.9 KB |
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