Deep Web


Porgustavo- Postado em 02 julho 2013

A Deep Web, pouco conhecida entre os navegadores usuais, é um espaço de 'quase' privacidade na internet, criada, dizem as lendas, como meio de usuários poderem debater ideias debaixo da web convencional, principalmente em países de alta restrição e censura, como a China e alguns do Oriente Médio. Dizem que a primavera arabe não teria sido possível sem a ajuda da Deep Web.

O espaço da Deep Web é todo aquele que não está na 'superfície', não é alcançável por vias de máquina de pesquisa (search engines) como o Google, Bing, Yahoo entre outros. A navegação da Deep Web só ocorre por meio de um navegador específico e é por meio de links, existindo alguns domínios que seriam a baía, sendo possível a partir dali navegar para outros pontos. Não existe o sufixo tradicional ".com", sendo o mais comum o tipo ".onion", existindo muitos outros, cada um mais complexo e restrito de acesso, havendo, inclusive, domínios que são acessáveis apenas por meio de computação quântica (Marianas Web, o Nirvana da internet), tendo poucos hackers e governos com equipamento e know-how para a tarefa.

Aparentemente, pode parecer mil maravilhas, no entanto, a existência de um navegador próprio já dá indícios da complexidade da conexão. O Tor Project é o meio mais utilizado para navegar e manter a privacidade ocultando seu IP, pois debaixo da web convencional, há milhares de pessoas mal intencionadas com interesse em prejudicar, roubar dados ou mesmo senhas de cartões e acesso a contas bancárias. Não há segurança, por isso recomenda-se um computador virgem apenas para o acesso à Deep Web. Nela, alguns pontos positivos é a liberdade de expressão e de ideias, sendo responsável pelo surgimento do WikiLeaks e do Piratebay por exemplo. No entanto, a própria liberdade e privacidade trazem à tona o pior da humanidade. Existem vídeos conhecidos como Snuff em que aparecem assassinos torturando e matando pessoas, Humas Dools que é o amputamento dos membros de crianças, olhos e dentes, sendo colocados implantes, entre outros. Para se ter ideia, pornografia infantil é um dos tópicos mais encontrados na Deep Web.

Para quem não sabe, a internet usual corresponde a apenas 1% do total, tendo 99% de espaço quase inexplorado. A Deep Web, contemporaneamente, deveria ser considerada e estudada muito mais do que é. Além de promover as maiores atrocidades, ela pode ser útil para determinados fins, como aponta a matéria abaixo. Imagine, 99% do conteúdo de toda a internet mal é de conhecimento das pessoas. Todavia, caso queira acessá-la, recomenda-se muita leitura, cuidado e entender que, cedo ou tarde, irá conhecer a pior faceta do homem.

 

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI331438-17770,00-NEM+TUDO+SAO+TREVAS+O+LADO+BOM+DA+DEEP+WEB.html