Crimes na internet rendem mais que tráfico de drogas no Brasil, diz PF.


PorAnônimo- Postado em 11 maio 2009

Grandes criminosos do país estão trocando armas por teclados de computador. Os crimes mais rentáveis do Brasil estão hoje no campo virtual e os lucros são mais altos que os obtidos no narcotráfico, segundo a Abeat (Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia) e a PF (Polícia Federal). Sem legislação própria, condutas ilícitas na internet estão atraindo quadrilhas que antes atuavam em crimes como roubo a bancos e tráfico de drogas, segundo a PF.
Em todo o país, há hoje 140 peritos que investigam crimes na internet. Há pouco mais de dez anos, existia apenas um, de acordo com a Abeat. No ano passado, segundo a PF, os investigadores produziram 2.820 laudos de crimes com base em informações descobertas em correios eletrônicos, imagens, registros de impressão, arquivos, pendrives e discos rígidos de computadores.
"A tendência é esses crimes aumentarem, por causa das novas formas de tecnologia e a falta de legislação", afirma o perito Paulo Quitiliano, presidente da Abeat e coordenador-geral da Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos, que terá sua quinta edição em setembro no Rio. "Quadrilhas tradicionais têm migrado suas operações para a internet. Mas eles imaginam, de forma errônea, que estão no anonimato".
A tecnologia cresce a cada dia, mas a segurança na internet fica a desejar. Para evitar os crimes na internet às pessoas que tem o acesso devem atualizar constantemente seus programas de antivírus e evitar abrir mensagens de correio eletrônico indesejadas ou os chamados spams, assim, terá um pouco mais de segurança nos seus acessos na rede da internet.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u403907.shtml