Crescimento da pirataria no Brasil


PorTiago Luiz Tambosi- Postado em 15 maio 2013

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/05/pesquisa-revela-que-pirataria-e-crime-cada-vez-mais-comum-na-internet.html

De acordo com pesquisa realizada pelo IPEA, a pirataria online é um crime cada vez mais comum, sendo cometido, em 2010, por 41% dos internautas, em especial pelos de 10 a 15 anos de idade, faixa etária em que 91% dos internautas praticam a pirataria.

Entre os motivos elencados pela reportagem par o crescimento da pirataria estão a falta de consciência sobre o fato dos sites de download terem ou não auorização para oferecer seus produtos, outro é a ausência de cinemas e o alto preço de produtos em determinadas regiões do Brasil, somado ao fato de que poucos têm ideia de que a pirataria prejudica os artistas e produtores, atrapalhando o mercado cultural, também é importante ressaltar a deficiência da legislação brasileira sobre o assunto.

Convém ressaltar que a sociedade em geral ignora que a pirataria é crime e a pratica como se ela fosse legal, outras pessoas têm consciência de que a pirataria é crime, mas têm a mentalidade que diz "não é crime quando eu faço". O fato é que a pirataria virtual causou um grande dano à industria cultural em todo o mundo, o que levou vários países a criarem leis anti-pirataria, leis que causaram polêmicas por em alguns casos censurar muito conteúdo online.

Entre os problemas da legislação anti-pirataria, podemos encontrar os seguintes questionamentos: Como fiscalizar todos os usuários da rede? É necessário punir com prisão pessoas que cometeram pirataria, um crime puramente patrimonial e não violento? Se 41% dos internautas fazem downloads piratas, como punir todos? Como conscientizar a população de que a pirataria é algo errado?

Essas questões necessitam de uma ampla discussão, e deve ser fornecido o máximo de conteúdo para a conscientização da população em relação ao assunto, pois o assunto da pirataria é bem mais complexo do que muitos acreditam e não possui soluções prontas, sendonecessário um esforço intelectual para refletir sobre suas implicações, e também é de suma importância que não deixemos na sombra vários setores da população, como ocorre hoje em dia.