Condutas Culturais


Pordeboraegc- Postado em 05 abril 2011

Este texto está baseado na seção "O Cultural" do capítulo 8 do livro "A árvore do conhecimento" de Maturana e Varela.

Os autores, nesta seção iniciam com alguns exemplos de comportamento de animais.

O primeiro exemplo é o caso de comunicação ontogênica no canto de certos pássaros, papagaios e parentes. Eles vivem na selva, sem contato visual, o canto permite o estabelecimento de um casal, por meio da produção de um cantar comum. Estes pássaros formam um dueto, específico de cada casal, sendo esta melodia única durante a história de seu acasalamento, durante a vida dos indivíduos que a compartilham. Essa comunicação e essa coordenação comportamental do canto é claramente ontogênica.

Outra conduta ontogênica citada é um caso na Inglaterra, foram introduzidas garrafas de leite cobertas por uma fina lâmina de alumínio. Poucos dias depois algumas aves aprenderam a perfurar as embalagens para se alimentar e esse comportamento se expandiu do foco central a todas as ilhas britânicas.

Mais um caso conhecido ocorreu no Japão, os pesquisadores colocaram batatas e trigo na praia. Os macacos iam para a praia, foram se familiarizando com o mar e mudando o comportamento. Uma fêmea inteligente descobriu que podia lavar as batatas e alguns meses depois mergulhava o trigo no mar para separá-lo da areia. Inicialmente, os macacos mais jovens começaram a imitar, os mais velhos eram um pouco mais lentos, mas também imitavam. Esse comportamento se estendeu a todas as colônias adjacentes.

Estes exemplos ilustram como os vertebrados têm uma tendência essencial e única, a imitação. Esta imitação permite que um modo de interação vá além da ontogenia de um indivíduo e se mantenha mais ou menos invariante, através de gerações sucessivas. O autor chama de “Permanência transgeracional social de um comportamento aprendido”.

Finalizando, tem-se o conceito de Condutas Culturais que são configurações comportamentais adquiridas ontogeneticamente na dinâmica comunicativa de um meio social e mantidas estáveis através de gerações. O cultural é um fenômeno que se viabiliza como um caso particular de comportamento comunicativo.

Por Débora Cabral Nazário.

Complementando o texto, é curioso como estas imitações citadas no caso dos pássaros e macacos, eram expandidas às ilhas da redondeza. Os macacos, por exemplo, certamente não tinham contato com os demais de outras ilhas !!!