Competência tecnológica em foco: a prática de ensino com apoio de ambientes virtuais


PorRoger Lamin- Postado em 24 novembro 2017

Autores: 
Luciana de Oliveira Silva*

Resumo

   Este recorte de uma pesquisa de doutorado tem como objetivo geral investigar possibilidades de construção de abordagens colaborativas no/do meio virtual, contribuindo para o desenvolvimento da competência tecnológica do professor em formação, bem como a funcionalidade desse espaço como um locus de relexão dialogada entre professores em formação e como recurso pedagógico na realização do estágio supervisionado. A Teoria da Complexidade é adotada para análise dos dados, complementada pelo conceito de competência tecnológica (KRUMSVIK, 2008, 2011). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de orientação etnográica virtual (HINE, 2000).Os dados obtidos por meio das interações online entre dez professores em formação na FALE/ UFMG, pelas notas de campo da pesquisadora e por um questionário revelam, dentre outras coisas, que o AVA apresenta as bases necessárias para que ele possa ser considerado um ambiente bem-sucedido de construção do conhecimento, favorecendo a interação, a construção coletiva e a relexão.

Palavras-chave: Competência Tecnológica; Formação de Professores; Etnograia Virtual; Teoria da Complexidade

AnexoTamanho
competencia_tecnologica_em_foco_a_pratica_de_ensino.pdf333.47 KB