Como enfrentar os crimes da informática?


PorAnônimo- Postado em 18 maio 2009

Sou otimista por natureza. Contudo, toda tecnologia ou dádiva da ciência possui seu lado obscuro, e a vida digital não constitui exceção. (NEGROPONTE)

Os dados são alarmantes. Não nos remeteremos aos distantes “países de primeiro mundo” e seu conhecimento tecnológico. Olhemos ao nosso redor: “De cada dez piratas de computadores ativos, oito vivem no Brasil. Mais de 60% dos responsáveis pela criação de sites de pedofilia também têm origem brasileira, segundo dados da Polícia Federal.”
De forma clara e abrangente aos vários âmbitos do INFOCRIME, o autor dispõe de possíveis alternativas/recursos em seu combate, conhecimento e prevenção.
Apesar das inúmeras facilidades que a “World Wide Web” tem nos trazido, desde suas primeiras manifestações até sua indispensabilidade no mundo globalizado, devemos ter a consciência de que um mesmo instrumento pode ser utilizado tanto para a edificação quanto para a ruína. Podemos facilmente constatá-lo ao olharmos à nossa volta: Por um lado, vemos a informatização tornar mais fácil e transparente a administração dos recursos financeiros investidos em nosso Estado, através do governo eletrônico; por outro lado vemos a rede sendo utilizada para os mais diversos tipos de delitos e sua provável impunidade, em decorrência da difícil fiscalização desta “terra de ninguém”.

Fonte da matéria: http://www.dm.com.br/materias/show/t/como_enfrentar_os_crimes_da_informa...