Comentário - Uma Verdade Inconveniente


PorEduardo Rauber W- Postado em 04 outubro 2012

 

Comentário sobre o Filme: Uma Verdade Inconveniente

   O filme, "estrelado" pelo ex-candidato a Presidente do Estados Unidos, Al Gore, derrotado por Bush filho em uma eleição controversa mostra - de forma, em certos momento, excessivamente pessoal - pesquisas e dados científicos oriundos das mais diversas partes do planeta sobre o Aquecimento Global.

   Não é uma produção voltado ao publico científico, mas sim a população em geral. Embora apresente dados sérios e complexos, a linguagem é simples e direta, facilitando a compreensão do problema, que se concentra principalmente na conexão entre o aumento da temperatura e o aumento da concentração de CO² na Atmosfera, concentração essa que vem aumentando ano após ano e que tende a subir ainda mais. Gore argumenta contra os céticos e explica aos que ainda não sabiam da problemática de uma maneira mais leve, mesmo tratando-se de um problema seríssimo, o filme mostra belas paisagens e locações no mundo, muitas das quais tendem a desaparecer ou mudar drasticamente e áreas devastadas pelo fenômeno do Aquecimento Global, segundo demonstra Al Gore. Essas paisagens e locações tornam a fotografia do filme muito bela e o tornam mais agradável de assistir, mesmo com a enxurrada de informações disponibilizadas e explicadas. As informações se tornam inteligíveis através de gráficos e de uma explicação bem-humorada na medida do possível ao se tratar de um tema com essa complexidade e seriedade.

   Apesar do grau de seriedade, Gore propõe soluções ao problema que defende ocorrer, principalmente a adoção de produtos mais eficientes energeticamente  e o uso de fontes mais limpas de energia, sobretudo nos EUA, um dos maiores responsáveis pela emissão de CO² e a quem o documentário é especialmente feito