Cognição


PorAnônimo- Postado em 28 março 2009

De acordo com Capra (2006, pág. 144 -146), Cognição basicamente é o processo de conhecer. Desse modo, torna-se um processo muito mais amplo do que a concepção do pensar. A cognição envolve três aspectos: a percepção, a emoção e a ação, ou seja, todo o processo da vida. E mais, no domínio humano, a cognição também inclui a linguagem, o pensamento conceitual e todos os outros atributos da consciência humana.
Maturana e Varela (2001), trabalham o conceito de Cognição como o processo de investigação de como ocorre o conhecimento (pág 8 - prefácio). Desta forma faz-se ciência cognitiva. Mais adiante na página 22, dizem que o fato de estudar de perto o fenômeno do conhecimento, assim como as ações dele surgidas, faz com que toda experiência cognitiva inclua aquele que conhece de um modo pessoal, enraizado em sua estrutura biológica, motivo pelo qual toda toda experência de certeza torna-se um fenômeno individual cego em relação ao ato cognitivo do outro. Logo pode-se dizer que cognição está diretamente ligada ao ato de conhecer o outro na finalidade fazer surgir o novo. Assim sendo, todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer.
Na sequência, os autores afirmam que "não há descontinuidade entre o social, o humano e suas raízes biológicas. o fenômeno do conhecer é um todo integrado e está fundamentado da mesma forma em todos os seus âmbitos". Na página 35 é apresentado o conceito de conhecer, "conhecer é uma ação efetiva, ou seja, uma efetividade operacional no domínio de existência do ser vivo".

Como provocação, achei interessante a seguinte pergunta de F. Capra para nossa próxima aula:

“Portanto, como podem Maturana e Varela alegar que não existe informação no processo da cognição?”

conhecer é uma ação efetiva, ou seja, uma efetividade operacional no domínio de existência do ser vivo. (pág. 35 Maturana)

Todo conhecer faz surgir um mundo, nosso ponto de partida será necessariamente a efetividade operacional do ser vivo em seu domínio de Existência. Em outras palavras, nosso marco inicial, para gerar uma explicação cientificamente validável, é entender o conhecer como ação efetiva. (pág. 35-36).
Para uma explicação satisfatória do fenômeno do conhecer, só alcançamos quando tivermos proposto um sistema conceitual capaz de gerar o fenômeno cognitivo como resultado da ação do ser vivo. (pág. 36 Maturana)