A carroça ao lado do avião: o direito à cidade metropolitana em Brasília


PorRoger Lamin- Postado em 08 dezembro 2017

Autores: 
Benny Schvarsberg
Resumo
 
   A teoria do desenvolvimento desigual e combinado
ajuda a entender o processo de metropolização
de Brasília. Esse nexo, além das dimensões
socioeconômicas próprias àquela teoria, possui
dimensão urbanística: um urbanismo pautado
pelo ideário do movimento moderno inscreveu-se
na forma de um avião como matriz do território
que se metropolizou. Derivações da metropolização
periférica não lhe acompanharam fazendo
contraponto paradoxal: surgem bem posteriormente,
portanto mais atuais; quanto mais recentes,
mais atrasadas e antigas se configuram, parecendo
pertencer a tempos remotos ao urbanismo
modernista, convivendo funcionalmente no
território metropolitano. O texto utiliza o binômio
Carroça & Avião para a reflexão de políticas de
reprodução de padrões de precariedade urbana
expressas no primeiro termo fazendo parte do
mesmo processo que garante privilégios a áreas
bem providas da metrópole expressas no segundo
termo.
 
Palavras-chave: metropolização; desenvolvimento
desigual e combinado, direito a cidade; Brasília.
 
Abstract
 
   The theory of combined and uneven development
helps to understand the metropolization process of
Brasília. This nexus, in addition to the socioeconomic
dimensions that are part of that theory, has an
urban dimension: an urban design guided by the
ideas of the modern movement was inscribed,
in the form of an airplane, as the originating
matrix of the territory that became a metropolis.
Derivations of the peripheral metropolization have
not accompanied it and have made a paradoxical
counterpoint: they emerge much later and, the more
recent they are, the more old-fashioned and archaic
they are configured, seeming to belong to periods
before the modern urbanism of the 20th century, coexisting
in a functional manner in the metropolitan
territory. In the article, we use the binomial Wagon
& Airplane to reflect on policies that reproduce
urban precariousness patterns, expressed in the first
term; they are part of the same process that ensures
privileges to well-equipped areas of the metropolis,
which are expressed in the second term.
 
Keywords: metropolization; combined and uneven
development; right to the city; Brasília.
AnexoTamanho
a_carroca_ao_lado_do_aviao_o_direito_a_cidade_metropolitana_em_brasilia.pdf1.59 MB