A busca por uma reaproximação


PorAnônimo- Postado em 06 abril 2010

O problema da desconexõ entre homem e natureza atua como plano de fundo no documentário 'A Última Hora'. No entanto, esse evidente distanciamento, por vezes, torna-se protagonista e traz consigo uma pergunta difícil: como trabalhar a manutenção da vida em um planeta o qual as pessoas tentam cada vez mais distanciarem-se da natureza, ao passo que continuam a explorar(muitas vezes de maneira irresponsável e abusiva) e a depender dos recursos provenientes dessa mesma natureza?
O documentário aponta a estrutura econômica vigente no mundo (de maneira geral) como um dos responsáveis por tamanha falta de proximidade entre a sociedade e o meio ambiente. Não tivemos oportunidade de assistirmos ao filme até o fim então não ouvimos dos entrevistados as possíveis soluções ou idéias para amenizar tal problema. Contudo, acredito que possa existir uma possível solução dentre dessa própria lógica econômica - capitalista, de consumo de massa... não importanto qual seja o nome - a qual vivenciamos. Dentro desse contexto pode-se citar o programa de Crédito de Carbono que, apesar de seus problemas e suas críticas, tenta atuar na melhora da sustentabilidade do planeta utilizando-se de questões econômicas. Outra soluçao que poderia ser melhor trabalhada estaria a cargo dos governos, através da criação de legislações e medidas de incentivo para beneficiar empresas e seguimentos da sociedade que se envolvem com as questões ambientais de maneira pró-ativa buscando o bem estar do meio ambiente.
De qualquer maneira, assim como nós, seres humanos, temos evoluido na grande maioria dos aspectos relacionados a nossas vida, deveriamos também esforçar-nos por aprimorar essa faceta - do relacionamento com o meio ambiente - que tem ficado tão esquecida.