Brasileiro gasta R$ 2.500 com crimes virtuais


PorAnônimo- Postado em 03 novembro 2010

RESUMO:
O brasileiro gasta, em média, R$ 2.500 para resolver os problemas causados por crimes cibernéticos. O tempo total tomado com o tema é 43 dias.
De acordo com os dados da companhia, o Brasil empata com a Índia na porcentagem de usuários da internet que já foram vítimas do cibercrime, 76%, superando os EUA (73%) e ficando atrás apenas da China (83%).
Mundialmente 65% da população já sofreu algum ataque, sendo 51% dos casos infecções por vírus. Outros problemas frequentemente enfrentados são golpes on-line (10%) e o phishing --ato de enviar e-mails em nome de pessoa confiável ou empresa, com links mal intencionados--, que representa 9% das ameaças. Com 7% cada, estão o roubo de perfis em redes sociais, as fraudes com cartão de crédito e o assédio sexual.
Ainda segundo a pesquisa, 41% dos brasileiros afirmam que o crime virtual cometido nunca foi solucionado, enquanto 79% do país não acredita que cibercriminosos serão punidos.
O novo Norton 2011, por exemplo, permite que se analise o mural de recados do facebook para verificar se há links maliciosos entre os postados pelos amigos.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/tec/821026-brasileiro-gasta-r-2500-com-crimes-virtuais-diz-empresa.shtml

COMENTÁRIO:
Os crimes de informática são aqueles que atentam contra os dados, podendo envolver processamento ou transmissão desses e podem ser divididos. Esses crimes são cada vez mais comuns visto que o acesso à internet está cada vez mais popularizado e que não há necessidade de serem cometidos por pessoas especializadas em programação. A população brasileira, como visto na pesquisa da noticia acima, é uma das que mais sofre com esses crimes, juntamente com os indianos, perdendo apenas para os chineses. Além da facilidade com que os crimes podem ser cometidos, os índices tão altos no país se devem também ao uso indiscriminado dos meios de comunicação e à falta de cuidados com a segurança dos dados transmitidos. Os casos de infecção por vírus são exemplos típicos da vulnerabilidade das redes de computadores, que se dá por diversos fatores, entre eles o descuido com a proteção do computador (sistemas de anti-vírus) e o descuido na hora de acessar conexões que podem não ser seguras, como por exemplo clicar em links desconhecidos. Há também uma descrença por parte da população na punição dos cibercriminosos. Isso ocorre porque há muita dificuldade em se consolidar provas suficientes para uma investigação e tambem porque a legislação brasileira ainda é um tanto quanto carente em termos de regulamentação dos crimes virtuais.
Os “cibercrimes” estão cada dia mais presentes na vida das pessoas e é empiricamente comprovado que o brasileiro gasta muito dinheiro e perde muito tempo com eles. Algumas medidas simples de prevenção como a instalação e atualização constante de anti virus (que podem ser encontrados gratuitamente para download) e o cuidado na hora de entrar em conexões não seguras e com links, e-mails os sites desconhecidos já seriam suficientes para diminuir esses altos índices de criminalidade e ajudar o brasileiro a economizar tempo e dinheiro também.