Brasil leva experiência em TI e E-Gov a encontro mundial no Canadá


Pordebyreys- Postado em 16 maio 2011

Disponível em: http://www.ictbrasilcanada.com.br/noticias

 

 

O Brasil apresentou alguns de seus principais projetos em governo eletrônico durante o GTEC 2007, que aconteceu de 15 a 17 de outubro, em Ottawa, no Canadá.  Como palestrantes convidado o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, destacou iniciativas brasileiras tais como a declaração do imposto de renda pela internet, o voto eletrônico, o Sistema Nacional de Integração de Informações em Justiça e Segurança Pública (Infoseg), uso do pregão eletrônico nas compras públicas federais, a nota fiscal eletrônica e a certificação digital. O Brasil foi escolhido para ser o país foco do evento, que é um dos principais fóruns mundiais para a discussão e aprimoramento do conhecimento das novas tecnologias aplicadas à gestão governamental e à prestação de serviços ao cidadão.

 

Delegação de Governo

Com mais de 40 representantes, o Governo do Brasil apresentou algumas de suas iniciativas bem sucedidas e inovadoras do uso de tecnologia no governo. Além de uma grade de palestras dentro do programa do Congresso, o Brasil pôde também expor estas iniciativas no pavilhão de 90m2 montado na feira de exposições do GTEC. Alguns dos órgãos e departamentos representados: Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Planejamento, Controladoria-Geral da União, Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Militar, Supremo Tribunal Federal, Dataprev, SERPRO, Polícia Federal, Receita Federal, Governo do Estado de São Paulo, PRODESP, PRODERJ e PROCEMPA.

 

Missão Empresarial

O desenvolvimento de negócios entre o Brasil e o Canadá foi parte da estratégia de participação da delegação brasileira no GTEC.  Além da missão de governo, um grupo de empresários brasileiros participaram de uma iniciativa comercial, liderada pelo Consulado do Canadá em São Paulo. Além da oportunidade única de relacionamento com representantes de vários níveis do Governo Brasileiro presentes no evento, as empresas puderam apresentar seus produtos e soluções na feira comercial, que atrai 200 expositores e aproximadamente 8,000 visitantes provenientes não apenas do Canadá e Estados Unidos, mas também de outros 50 países. 

 

Para maximizar as oportunidades de negócios com o Canadá, cada empresa participante da missão (Brisa, Certisign, Instituto Conip, Instituto Nokia de Tecnologia, JFM Informática, Módulo, Perrotti Partners, Procempa e Stefanini), tiveram uma agenda de reuniões pré-agendadas que aconteceram durante toda a semana, em Ottawa e Toronto.

 

Sobre o GTEC: O GTEC (www.gtec.ca) já é reconhecido como sendo o maior e mais importante evento na área de tecnologias para governos. Inicialmente desenvolvido em 1993, com o intuito de apoiar os objetivos e estratégias do Canadá em governo eletrônico, o GTEC evoluiu ao longo dos anos e se tornou um evento internacional que conta com a participação de representantes de todas as esferas de governos de todo o mundo.  O evento reúne formuladores de políticas e gestores de alto nível do governo canadense, especialistas na área e executivos do setor privado, para compartilhar o conhecimento e experiências com governo eletrônico, demonstrar experiências de sucesso e reconhecer casos de liderança e excelência em governo eletrônico.

 

 

 

Análise:

Nos dias atuais, é possível observar as decorrentes transições governamentais que muitos países tem sofrido longo dos anos, tornando cada vez mais indispensável que os mesmos se adaptem as novas formas tecnológicas, mudando assim a visão de governo ineficiente que se tinha há alguns anos antes. Com base no texto acima, observamos que o Brasil tem sido um grande aliado no desenvolvimento de ferramentas para inovação tecnológica, quando se trata de sistema de informações para melhoria dos serviços prestados ao cidadão.