Botnets, seu computador a serviço do cibercrime
Botnets são redes formadas por computadores infectados com bots. Estas redes podem ser compostas por centenas ou milhares de computadores. As Botnets são gigantescas, podendo registrar mais de 100 mil computadores sob o controle de um único hacker. A partir do uso dessas redes, eles não somente passam spams, mas podem também obter dados pessoais e senhas bancárias. Uma vez em posse de tais informações, os criminosos contam com todos os elementos para a prática de fraudes através da internet.
O delegado responsável pelo combate aos crimes eletrônicos da Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, explicou que é muito difícil prender os criminosos pois ao fazer o caminho reverso, sempre se cai nas Botnets. Ou seja, o computador de algum "laranja" foi usado para acessar o banco. Atrás desse "laranja" existem outros milhares de computadores "laranjas" na Botnet, que são usados sem o conhecimento de seus donos.
Comentário:
A vulnerabilidade dos usuários de computadores é diretamente proporcional a dificuldade de levar os criminosos da Internet ao judiciário. O uso da informática para a pratica de crimes desenvolveu-se de uma forma altamente sofisticada, sendo usados artifícios que blindam os praticantes destes crimes que os protegem das investigações.
A dificuldade encontrada a nível mundial de combater os crimes virtuais enseja diversas discussões que buscam soluções concretas mais eficientes para afrontar estes crimes. Uma cooperação internacional é extremamente necessária, pois essa pratica criminosa é globalizada e sistêmica. O desenvolvimento do Internacional Botnet Task Force é prioridade dos governos mundiais, pois ele encurtou o tempo de ação da polícia. Para desmantelar uma botnet é preciso fazer o caminho inverso, que passa por diversos indivíduos e necessita de ordem judicial, com a organização, essa autorização é conseguida de forma muito mais rápida, em semanas.