Avanço na tecnologia de segurança ajuda governos de China e Irã a controlar seus cidadãos - Joseph Menn, Richard Waters e Kathrin Hille


PorAnônimo- Postado em 28 junho 2009

Através de Método de filtragem de Internet: Instalados nos principais condutos da Internet, conhecidos como backbones, o tráfego de sites em uma lista proibida são bloqueados, coibindo os usuários de internet.
O regime teocrático do Irã está em uma luta contra o fluxo livre de informação e comunicação por parte de sua população urbana em grande parte jovem, desde o dia seguinte à eleição contestada neste mês.
Teerã tem uma grande vantagem por controlar o principal provedor de Internet do país. Chamada de DCI, ela reduziu a largura de banda disponível aos seus cidadãos, para que o tráfego de vídeo pela Internet caísse em até 90% e o número de e-mails enviados para fora do país caísse na mesma proporção.
A resposta do Irã evoluiu rapidamente, auxiliada por tecnologia de filtragem implantada antes da eleição.
Por outro lado, há muitos anos Pequim bloqueia muitos sites por meio de filtros nos maiores backbones de Internet do país, usando um método apelidado de Grande Firewall da China.
Parte da tecnologia de vigilância e censura usada no Irã e na China é de origem local, mas grande parte é ocidental.
As preocupações com programas criminosos que derrubaram sites do governo em vários lugares com bombardeios de dados inúteis, levaram a maiores esforços para a investigação do tráfego de Internet. Mas segundo alguns pesquisadores, as tecnologias desenvolvidas apenas servirão para promover o avanço das técnicas de controle da informação.
"Se a segurança começar a se transformar no trabalho principal, então muitas coisas que estão sendo usadas pelos Estados repressivos se tornarão comerciais e normais", disse Rafal Rohozinski, um fundador da OpenNet Initiative, que monitora a filtragem. Essa é a preocupação dele e certamente de todos nós.

Fonte: UOL Notícias - Internacional – Financial Times
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/fintimes/2009/06/27/ult579u2843.jhtm