AVALIALÇÃO DO "SITE" DO PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO


PorJovelino Falqueto- Postado em 16 junho 2011

AVALIALÇÃO DO "SITE" DO PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO

       Não foi possível visitar todas as páginas do “site”, mas o padrão de apresentação, de um modo geral, é mantido; entretanto notou-se que em algumas páginas o cabeçalho e o rodapé, onde estão os nomes do órgão e os departamentos envolvidos, não acompanham a formatação da "home-page". Dos "links" visitados em apenas um não se obteve sucesso: o acesso ao endereço do Diário Oficial da União (acessado em 05.06.2011).

      As datas de criação e da versão em uso não foram encontradas. Estas informações são relevantes para o usuário ter idéia de quanto está atualizado o sistema.  

      Não deixa de ser curioso notar que, mesmo sendo o “site” de instituição jurídica, não seja colocado de forma marcante a política de segurança adotada para proteger os dados pessoais que o programa solicita ao usuário. Por exemplo, poder-se-ia alertá-lo com a garantia de que os endereços eletrônicos não serão repassados, que as informações necessárias para a geração de boletos para pagamento de taxas judiciais são protegidos pelas leis tais e tais, etc.

     Um mapa do “site” que mostrasse a estrutura geral do sistema seria de grande ajuda ao visitante eventual, pouco familiarizado com as opções de navegação.

     A inclusão de mais heurísticas de avaliação de qualidade do “sites”, como algumas das dez sugeridas por Jakob Nielsen ainda não contempladas no questionário respondido (http://www.useit.com/papers/heuristic/heuristic_list.html), seriam de utilidade no incremento da determinação do valor do sistema. Pode-se citar entre elas a verificação da existência de uma ferramenta que informasse o usuário do que está acontecendo com o sistema quando ele demora a trazer um resultado; liberdade de uso de teclas de atalho, por usuários mais habilitados. A possibilidade de “Refazer” ou “Refazer” ações; “Buscar” informações de interesse geral; visualização do caminho percorrido no “site” até o momento e a ajuda a deficientes são funções que incrementariam a qualidade deste programa, que já está muito boa, na atual versão.

        De uma forma geral o “site” do Tribunal de Justiça de Pernambuco é bem elaborado, rápido e adequado à utilização, mesmo para visitantes sem nenhuma informação prévia do sistema, isto é, possibilita que se use suas funções sem nenhuma preparação específica anterior, o que é um objetivo dos mais importantes a ser alcançado por este tipo de “software”. A inclusão dos vencimentos das categorias de juízes é importante para a transparência almejada no Governo Eletrônico, sendo uma informação adicional que mostra o espírito de abertura que o Estado deve cultuar, em relação a seus cidadãos.