Avaliação do portal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo


PorJeison- Postado em 13 dezembro 2012

O portal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo possui um bom layout, é bastante limpo ao mesmo tempo que é organizado e possui uma fácil navegabilidade. Não há o histórico de visitas na página principal, o que pode ser melhorado. Da mesma forma, não é informada a política de proteção de dados, privacidade e/ou padrões de segurança do portal a partir da página principal.
Existe um banner, chamado "nossos problemas", que remete o internauta a um texto que trata dos problemas do Tribunal de Justiça do ES. Apresento um trecho do texto:
"(...) Quanto a lidar com os problemas, alguns preferem ignorá-los. Outros, varrê-los para debaixo de algum tapete. Há os que buscam justificá-los com as falhas de terceiros. E há, finalmente, os que optam pelo caminho da transparência e do reconhecimento honesto das deficiências.

Nós ficamos com esta última corrente. Entendemos que não há vergonha em expor, de forma pública e aberta, os nossos problemas e deficiências. Vergonha seria não tentarmos corrigi-los, um a um. (...)"

Após o texto, são apresentadas demandas que de alguma forma dificultam o funcionamento da instituição, sendo mostradas também as medidas que foram ou virão a ser tomadas.

Quanto as sugestões, pedidos, queixas ou esclarecimentos da população, há seis formas de entrar em contato com o órgão: pessoalmente, por correspondência, fax, email, telefone e formulário na web.

O site encontra-se atualizado, com menos de qunze dias da última publicação.

Possui um guia chamado de Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (PETI-TJES) no que concerne a tecnologia da informação e comunicação no prazo de 2010 a 2015.