Avaliação de site - Tribunal Regional Eleitoral do Piauí


Porwallace- Postado em 26 junho 2013

 

Primeiras impressões

Logo ao acessar a página inicial do site é possível ter o conhecimento dos serviços disponíveis, bem como a identificação da instituição, suas funções, políticas de informação e notícias referentes às suas áreas de atuação. Sua interface é simples e intuitiva, faz uso de uma linguagem comum e de fácil entendimento, possibilitando aos usuários um acesso democrático, sem que, para isso, necessitem de um conhecimento refinado em informática e direito eleitoral. Todavia, não é possível identificar históricos de visitas, políticas de segurança da informação e idiomas alternativos.

Pontos positivos

Acessibilidade: compreendendo não só o acesso a pagina on-line, mas a possibilidade dos cidadãos através de formulários on line, e-mails, cartas etc, entrarem em contato com o tribunal, contribuindo com perguntas, sugestões, queixas e reclamações. Outro ponto fundamental é a disponibilidade de links externos e meios para o cidadão ter conhecimento de seu direito à informação. A disponibilidade de acompanhamento processual, acórdãos e jurisprudência do tribunal segue a linha geral de simplicidade característico do site, com informações de fácil compreensão e acessibilidade. 

 Atualização: as notícias e informações são atuais, dando segurança aos usuários, principalmente, no que diz respeito a procedimentos e serviços.

Pontos negativos

Serviços on-line: O site não apresenta serviços on-line, nem em relação aos operadores do sistema jurídico, nem em relação às partes e eleitores. No tocante aos eleitores, usuários e partes, que não operam diretamente no sistema, o site não oferece mecanismos de pagamento de taxas on-line como multas, custas judiciais e taxas judiciais. Assim como, em relação aos que operam diretamente no sistema, o site não possibilita o peticionamento eletrônico que permite aos operadores o contato direto com o tribunal pela via virtual, sem a necessidade de ingresso físico no mesmo. Sendo assim, os usuários para acessarem os serviços devem fazê-lo de modo presencial o que pressupõe o conhecimento do local onde esses são oferecidos, e nesse sentido, o portal deixa a desejar, pois o ponto de atendimento é disponibilizado apenas com o nome do endereço do tribunal, não propiciando aos usuários outros meios de localização e trajetórias. Além do mais, o portal não apresenta nenhuma política de informática e segurança de dados, não disponibiliza uma agenda ou pauta de julgamentos atualizada, assim como o idioma disponível é único, o português.