Avaliação de site - Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.


PorTadeu_- Postado em 23 junho 2013

O site do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (http://www.tjce.jus.br/principal/default.asp) é, dos três que avaliei, o pior estruturado. Há um uso exagerado de imagens, não há uma organização que facilite o uso para leigos, além de uma  estruturação por demais vertical que dá ao site um ar de mal construido.
Um exemplo de como o uso de imagens pode afetar negativamente o site é ao tentar procurar por algo através do mecanismo de procura do navegador (ctrl + f); por conter textos dentro de imagens a busca não retorna resultado algum, obrigando o usuário a manualmente encontrar a imagem que leva ao conteúdo de interesse. Além dos problemas comuns aos outros sites (falta de suporte à outras linguas, não há informação quanto à privacidade ou ao número de acessos), o site também apresenta uma quantidade enorme de links mal organizados: há vinte e seis links à esquerda do site organizados sob a seção de "acesso rápido"; não é possível que alguém consiga acessar algo rapidamente no meio de 26 links, ainda mais quando dispostos sob um título genérico.

Felizmente alguns setores do site são um pouco melhor estruturados, como as consultas de jurisprudência, as notícias e o "fale conosco". De maneira geral o site precisa de uma grande reforma. É perceptível que o conteúdo existe, difícil é navegar para acessá-lo.

Luis Tadeu Nascimento Pires